A Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Educação, deu início à 4ª Semana RecTec – Semana dos Recursos Tecnológicos/2024 nesta segunda-feira (25). O evento está sendo realizado no Complexo Educacional Paulo Freire e é destinado a todos os professores e equipes gestoras da rede municipal.
A cerimônia de abertura ocorreu no Teatro Municipal Ariano Suassuna, com sessões pela manhã, tarde e noite. Um dos destaques foi a apresentação de um avatar da secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, que a chamou ao palco para iniciar a solenidade. A secretária enfatizou a importância da tecnologia na educação e agradeceu à equipe do Lec@ (Laboratório de Educação Criativa).
Danielli Villar, secretária adjunta de Educação, anunciou a novidade do “Lec@ Itinerante”, que formará grupos de apoio tecnológico em cada escola. Este ano, o foco do evento é a Inteligência Artificial e sua aplicação em sala de aula, visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.
Durante a semana, serão entregues certificados às primeiras turmas formadas em Robótica, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a empresa Ardagh e o Sesi. A formação utilizou Lego como ferramenta pedagógica.
A programação inclui uma oficina ministrada por alunas do terceiro ano do Ensino Médio do SESI, vencedoras de um torneio de robótica em Brasília. Elas se preparam para a próxima fase da competição, que será realizada em Houston.
Desde 2020, a Semana RecTec promove três dias de atividades tecnológicas, preparando os professores para as inovações do Lec@. O objetivo é garantir a excelência no desenvolvimento educacional do município e valorizar os profissionais da educação.
O Lec@, localizado no Complexo Educacional Paulo Freire, busca fortalecer práticas pedagógicas inovadoras e proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico e atualizado para os alunos da rede municipal.
A Semana RecTec é um evento consolidado no calendário educacional de Jacareí, refletindo o compromisso da cidade com a modernização e a qualidade do ensino, sempre buscando novas formas de integrar a tecnologia ao cotidiano escolar.