Politica

Prefeito de Jacareí participa de reunião com ministro do STF para discutir políticas públicas para pessoas em situação de rua

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, se reuniu nesta quinta-feira (3) com representantes da Frente Nacional de Prefeitos para discutir políticas nacionais para a população em situação de rua. O prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB) participou do encontro.

A reunião contou com oito prefeitos e foi realizada na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Os administradores municipais reclamam da determinação do ministro Alexandre de Moraes, que na semana passada deu um prazo de 120 dias para que governo federal apresente um plano nacional para a população em situação de rua.

No documento, o ministro também exigiu que estados e municípios apresentem o que estão fazendo para cuidar dessas pessoas que moram nas ruas.

No mapeamento feito pelas cidades da região, o número de moradores de rua preocupa. Em Taubaté, no primeiro semestre deste ano foram atendidas, em média, 400 pessoas em situação de rua. No mesmo período do ano passado, foram cerca de 270.

Segundo a prefeitura de Taubaté, foi preciso intensificar os programas sociais para dar conta desse aumento

Em São José dos Campos, o número de pessoas em vulnerabilidade social também cresceu nos últimos anos. No ano passado inteiro, foram mapeadas 160 pessoas nessa condição, já este ano são 178.

Para os pesquisadores, o aumento da população em situação de rua nos últimos anos na região está ligado a muitos fatores, mas um dos principais é a desindustrialização. Só em Taubaté, nos últimos dois anos a LG e a Ford encerraram as atividades e fecharam 1,5 mil vagas de trabalho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo