Noticias

Para além da fase de criança, Solange Moraes acredita na necessidade de amparo também a adultos autistas

Você sabia que, desde 2007, com a conscientização do autismo, cada vez mais as pessoas discutem sobre causas e diagnósticos? No parecer de Solange Moraes, ex-apresentadora do programa Falando Nisso e pré-candidata a deputada federal por São Paulo, apesar dos avanços com relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), muito ainda precisa ser feito para colaborar com a inclusão desses indivíduos em sociedade.

Atualmente, há um estímulo considerável para que as famílias comecem tratamentos iniciais mais precoces, com intuito de colaborar com uma vida de maior qualidade a partir da infância. No entanto, apesar da alta propagação sobre tratamento e inclusão de crianças autistas, a jornalista Solange Moraes considera que pouco se discute sobre o período após o crescimento, isto é, a vida adulta e idosa que demanda maior inserção social. 

Compreenda o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que provoca sintomas e problemas de variados níveis durante toda a vida do paciente. Ainda não há uma cura específica para o TEA, porém, é possível realizar tratamentos que ensinam repertórios comportamentais específicos que auxiliam na vida desses indivíduos, independente de qual seja a fase. Por isso, a jornalista Solange Moraes considera essencial cuidados e abordagens diferenciadas para as fases, visando que a qualidade de vida se mantenha durante toda sua trajetória. 

Cuidados e inserção social do adulto com autismo na sociedade

Na visão da pré-candidata Solange Moraes, para cada fase da vida do indivíduo com autismo, são necessárias novas abordagens e cuidados, porém, somente isso não é eficiente. É preciso que haja educação para compreender que todos compreendam questões de inclusão social, saúde, sexualidade e cuidados durante a vida adulta e idosa. Isso porque, é cada vez mais comum encontrar pessoas com diagnósticos tardios ou que recebem menor assistência ao envelhecer.

Nesse sentido, Solange Moraes quer trabalhar em prol das melhorias nos pontos de necessidade da população e, por isso, visa escutar os pedidos e fazer, por meio de seu pretenso cargo político, com que a discussão e desenvolvimento de estratégias de inclusão social com o adulto autista sejam trabalhados. Não obstante, para realizar ações de sucesso nesse cenário é preciso ter paciência e muita atenção, afinal, a cada fase, serão necessários novos cuidados e estímulos para serem integrados ao meio social. 

A luta pela inclusão não termina na fase adulta, há ainda necessidade de se debater os cuidados durante a velhice do autista, uma vez que, além de necessitar dos cuidados usuais de um idoso, será preciso adicionar cuidados com o TEA, principalmente com relação ao risco de condições comórbidas desencadeadas pelo autismo, como epilepsia e deficiência intelectual. 

Solange Moraes
Solange Moraes

Sendo assim, a pré-candidata a deputada federal por São Paulo, Solange Moraes, reconhece a importância de dar espaço a esses debates e promover ações estratégicas e de políticas públicas que colaboram com a inclusão e assistência de pessoas autistas para além da infância, promovendo uma integração de qualidade durante toda a sua vida!
Para isso, conta com apoio do povo durante esse novo desafio, que surgiu baseado em seu sonho de utilizar sua carreira como porta-voz da população e de suas necessidades. Se você quer saber mais sobre a pré-candidatura e os projetos de Solange Moraes ou fazer com que sua voz seja escutada, acompanhe suas redes: Instagram (https://www.instagram.com/solangemoraesoficial/) e Facebook (https://www.facebook.com/solange.moraes.568).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo