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Trabalho sobre rodas: empreendedores do interior de SP transformam veículos antigos em loja e barbearia: ‘Mudou a minha vida’

No interior de SP, uma barbearia dentro de um ônibus e uma loja de artesanato dentro de uma Kombi chamam a atenção dos clientes.

Um jeito diferente de empreender. No interior de São Paulo, empreendedores utilizaram a criatividade para adaptar comércio e serviços tradicionais a modelos diferentes: em veículos.

Foi em uma Kombi que a Ana Margareth, de Tremembé (SP), decidiu expor suas artes. Há sete anos, ela começou a trabalhar com artesanatos e sempre expunha seu trabalho em barracas.

Em visita a uma feira de artesanato, ela viu uma Kombi adaptada com sala de estar e ficou encantada. Trazer o modelo para o seu negócio, no entanto, teve o empurrãozinho de seu marido.

“Meu marido é apaixonado por carros antigos. Nós temos uma Brasília e um Fusca. O sonho dele era ter uma Kombi, formar o trio. [A ideia] ficou interessante para mim. Eu abracei a ideia e nós fomos atrás”, contou a empreendedora.

Juntando a paixão do marido por carros antigos e a ideia de empreender de um jeito diferente, Ana conta que o veículo, ano 1986, foi comprado de uma floricultura. Daí, então, iniciou-se o trabalho de customizar o veículo, batizado de ‘Kombolsa’, que completa 1 ano neste mês de maio.

“Nós começamos o projeto [da Kombi] pelo teto. A primeira coisa que a gente colocou foi a parte do rack. […] Ela tem um toldo que não é automático, mas é bem fácil de abrir. Foi a primeira coisa que nós fizemos nela”, explicou.

Em seguida, o casal iniciou reparos na parte interna do veículo, que foi revestido com placas de MDF, além de prateleiras, nichos, luzes de LED, entre outros. A parte elétrica ficou sob responsabilidade do marido de Ana.

“A parte elétrica meu marido que fez, então nós temos tomada USB, luz de LED e dois alto-falantes para música, além da parte de iluminação, spots”, contou.

Hoje, a ‘Kombolsa’ tornou-se uma loja e o ganha-pão de Ana.

“É uma loja. Por dentro, ela é uma loja mesmo. Ficou muito bacana. A parte da traseira dela é nosso estoque, onde a gente carrega mesa, cadeiras, enfim. Os bancos foram todos revestidos em jeans, porque o meu trabalho principal é o jeans. Nós reciclamos o jeans, calças, bermudas, tudo que é material em jeans, eu uso a matéria prima e transformo em bolsas”.
Segundo a empreendedora, o veículo já participou de exposições de carros antigos e motorhome em outras cidades, como São Paulo, Mogi das Cruzes e Sorocaba, por exemplo.

Barbearia em ônibus
Já pensou em fazer a barba ou cortar o cabelo dentro de um ônibus? Foi essa a ideia que o Maurílio Moraes, de 39 anos, teve em Jacareí.

Ao g1, o empresário, que é formado como cabeleireiro desde 2007, conta que a paixão pela barbearia surgiu durante um curso, que só foi realizado por ele após o empurrãozinho do pai.

“Eu estava saindo para trabalhar no terceiro turno, subi na casa do meu pai para tomar um café e ele estava assistindo uma reportagem sobre curso de cabeleireiro. Ele falou assim para mim: ‘Por que você não faz um curso de barbeiro? Porque se acontece alguma coisa, a fábrica te manda embora, você tem uma segunda opção'”, relatou.

Maurílio conta que foi trabalhar pensativo naquela noite. No dia seguinte, no entanto, ele tomou a decisão: resolveu se matricular no curso.

“Eu fiz o curso e me apaixonei pela profissão. Fui me aperfeiçoando, comecei a cortar cabelo na garagem da minha casa. Tinha o sonho de viver de barbearia, aí veio a ideia de montar uma dentro de um container. Queria que fosse algo diferente, então, a princípio, seria dentro de um container”, disse.

A ideia do container, no entanto, foi substituída pelo ônibus. Após pesquisa de modelos de negócios realizados no exterior, Maurílio teve a ideia de empreender no ônibus e resolveu comprar o veículo.

“Comprei um ônibus, tirei tudo quanto é banco, personalizei ele inteirinho. Esse processo demorou dois anos para ficar pronto. É um projeto de deu muito certo, graças a Deus. Mudou a minha vida, tanto que vivo desse projeto e emprego pessoas através dele”.
Além de barbeiro, Maurílio também é formado em Ciências Contábeis. Enquanto atuava na área, ele conciliava o sonho de ser barbeiro, trabalhando cerca de 14 horas por dia. No pouco tempo livre, aproveitava para mexer no ônibus.

“Trabalhava das 8h às 17h, chegava em casa e cortava o cabelo na garagem de casa, à noite. Quando não estava cortando o cabelo, estava terminando de fazer o ônibus”, contou.

Todo o esforço resultou na seleção do barbeiro para o reality ‘Shark Tank’, elevando a barbearia a nível nacional. Hoje o projeto está prestes a completar quatro anos de existência e fica localizado no bairro Vila Maria, em Jacareí.

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