Com mais dois registros em Jacareí e um em São José dos Campos, o Vale do Paraíba e região bragantina chegam a 20 mortes por dengue em 2024.
Os dados são do painel de controle da doença da Secretaria Estadual da Saúde. Confira o balanço de mortes por dengue no ano até a tarde deste último sábado (16):
- 6 em Taubaté;
- 5 em Jacareí;
- 4 em Pindamonhangaba;
- 2 em São José dos Campos;
- 1 em Tremembé;
- 1 em Bragança Paulista;
- 1 em Ubatuba.
Número de casos de dengue passa de 40 mil na região
Em Jacareí, são duas novas mortes pela doença na cidade, que chega a cinco no total. Segundo a prefeitura, 8.963 pessoas já foram diagnosticadas com a doença em 2024.
As duas novas vítimas fatais são dois idosos, de 72 e 96 anos. A Secretaria de Saúde da cidade informou que uma das vítimas, de 96 anos, era moradora do Parque Itamaraty e tinha hipertensão e outras comorbidades. Ela faleceu no dia 10 de fevereiro.
O outro óbito, de um homem de 72 anos, aconteceu no dia 20 de fevereiro. O idoso era morador do Jardim Bela Vista e era portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma sequela de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Confira o perfil das mortes por dengue confirmadas por Jacareí neste ano:
- 1ª morte: mulher de 81 anos (com comorbidades), no Centro – 14/02
- 2ª morte: homem de 70 anos (com comorbidades), no Parque Califórnia- 25/02
- 3ª morte: homem de 100 anos (com comorbidades), no Santa Cruz dos Lázaros – 06/03
- 4ª morte: mulher de 96 anos (com comorbidades), no Parque Itamaraty – 10/02
- 5ª morte: homem de 72 anos (com comorbidades), no Jardim Bela Vista – 20/02
No início do mês, a Prefeitura de Jacareí havia contabilizado uma outra vítima pela doença, mas voltou atrás e passou a acompanhar o levantamento estadual.
Isso porque a morte de um idoso de 84 anos não consta no painel de monitoramento. Embora tenha ocorrido em janeiro, o diagnóstico do caso foi feito no ano passado.
São José dos Campos chega à segunda morte pela doença no ano. Segundo o painel estadual, a vítima é um homem, com idade entre 65 e 79 anos. A prefeitura foi procurada neste sábado, mas não quis comentar.
A primeira vítima da dengue na cidade foi um idoso de 88 anos, que tinha comorbidades. Ele estava internado no hospital Antoninho da Rocha Marmo, no bairro Jardim Renata. O paciente foi internado na unidade no dia 8 de fevereiro e morreu no dia 12 do mesmo mês.
A cidade soma 7.490 casos de dengue.
Sintomas
Entre os principais sintomas dos pacientes com dengue estão:
- dor de cabeça
- febre alta de 38°C
- dor no corpo e articulações
- falta de apetite
- fraqueza
- dor atrás dos olhos
- manchas vermelhas no corpo