Ícone do site GAZETA JACAREÍ NOTÍCIAS

Desafios das cidades no século XXI marcam a 7ª Conferência Municipal em Jacareí

Os principais desafios das cidades brasileiras para os próximos anos conduzirão as discussões e o levantamento de propostas para a política urbana nacional, durante a 7ª Conferência Municipal da Cidade: Etapa Preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece neste sábado (15), das 8h às 18h, no Complexo Educacional Paulo Freire, localizado na Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, nº 3.595, Jardim Marcondes.

O evento contará com a presença de palestrantes que abordarão temas como habitação e moradia digna; meio ambiente e mudanças climáticas; mobilidade e infraestrutura urbana; governança, participação social e cidades inteligentes.

Ao longo de quase 10 horas de programação, serão realizadas palestras, mesas de debates sobre temas de importância para a política urbana e a eleição de 25 delegados que representarão Jacareí na 7ª Conferência Estadual das Cidades, em São Paulo.

As palestras serão realizadas no período da manhã, a partir das 9h. A abertura do evento será feita pelo prefeito Izaias Santana e pelo secretário de Governo e Planejamento, Arildo Batista. Confira a programação completa, clicando aqui.

Palestras

Para falar sobre os desafios da governança urbana em nível metropolitano, o evento contará com a participação da professora Cilene Gomes, graduada em Arquitetura e Urbanismo, mestre e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e professora titular do programa de pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Meio ambiente, mudanças climáticas e suas implicações para as cidades serão o tema da palestra do professor Wilson Cabral de Sousa Júnior, graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande, mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e professor titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Sobre o tema urbanismo e habitação: moradia digna, equidade e justiça socioterritorial, o convidado é o diretor de Participação Social pela Secretaria Geral da Presidência da República, Paulo José de Oliveira, licenciado em Ciências Sociais, especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e mestrando em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Os desafios das gestões municipais na mobilidade serão abordados na palestra do secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes, advogado e professor universitário, pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Gestão Pública pela Escola de Governo da Universidade de São Paulo, e mestre em Administração e Desenvolvimento.

Grupos de Trabalho

No período da tarde, a partir das 13h, serão organizados quatro grupos de trabalho que discutirão problemas e levantarão propostas. Os grupos serão separados por eixos temáticos: Urbanismo e habitação; Infraestrutura e mobilidade urbana; Meio ambiente e mudanças climáticas; e Governança, participação social e cidades inteligentes.

Delegados

As propostas discutidas e aprovadas nos grupos serão lidas em plenário a partir das 16h. Após a leitura, serão eleitos os 25 delegados que representarão Jacareí na 7ª Conferência Estadual da Cidade, separados por segmento social, sendo: 10 delegados do poder público municipal, 7 de movimentos sociais, 2 de entidades empresariais, 2 de entidades sindicais, 2 de entidades acadêmicas, de pesquisa e conselhos profissionais, e 2 de organizações da sociedade civil.

Saiba como se inscrever como candidato a delegado, clicando aqui.

Sobre a 7ª Conferência Municipal da Cidade

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a 7ª Conferência Municipal da Cidade: Etapa Preparatória da 6ª Conferência Nacional das Cidades tem como objetivo oferecer oportunidade para cidadãos, profissionais, acadêmicos e lideranças comunitárias se engajarem nas discussões em torno do planejamento urbano e no desenvolvimento sustentável de nossa cidade. O evento integra o calendário de conferências municipais e estaduais que estão sendo realizadas em todo o país.

Sair da versão mobile